Não consigo entender certos "estudantes" que fazem tudo que é solicitado pelos professores com a intensão de apenas adquirir boas notas, com medo de ser reprovados na disciplina. Não quero dizer que fazer as atividades solicitadas estar errado, mas chegar ao ponto de querer ter poderes de ler as mentes dos professores quererendo adivinhar a atividade que ainda será passada só para ir adiantando o trabalho é um pouco demais.
Vejo pessoas que estão a todo tempo realizando as tarefas exigidas pelos professores sem parar só para conseguir notas boas, decoram frases e trechos de textos para apresentações de trabalhos, se descontrolam se não conseguem boa nota e a culpa é sempre do professor:
" Tal professor é ruim para dar nota!"
Param de fazer coisas agradáveis para ficarem naqueles métodos massantes de estudo e realização de atividades. E pior de tudo: Não fazem isso de forma prazerosa, pois não param de reclamar.
Me pergunto isso é estudar?
A maioria das pessoas não entendem que estudar não é memorizar, que você não adquire conhecimentos novos apenas lendo um livro. Não sabem o que é leitura de mundo.
Já tive experiências ótimas de estudo com uma boa conversa, assistindo um bom filme, me divertindo com amigos.
Do que adianta a professora ter dado 10 a maioria dos estudantes se não sabemos nada sobre a disciplina ministrada por ela?
Sei que este é o sistema de ensino existente e que isso não acontece só com colegas meus. No curso que faço a discussão sobre o modelo de ensino atual é grande, perpassa por tudo isso que eu disse, por isso me assusto com pessoas que discussão tão bem sobre novos métodos de ensino, avaliação e práticas pedagógicas, mas que eles se pegam fazendo as mesmas coisas que criticam.
Mas é que eu acabo esquecendo que o discurso bonito foi todo decorado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário